23 Novembro 2008

Treino de Grande Angulo

Como vem sendo hábito, a Equipa de Socorro em Grande Ângulo esteve no passado Sábado em Valongo.
O programa seria praticar com o equipamento de resgate e também identificar as dificuldades que os socorristas poderão enfrentar durante um salvamento nocturno.
A Delegação do Porto tem dois geradores a gasolina e foi com recurso a um deles que se garantiu a iluminação do teatro de operações.
Além disso, todos os elementos deveriam estar equipados com lanternas frontais, o que não se verificou.

Apesar da principal missão desta equipa ser o socorro e não o resgate, consideramos o balanço final deste exercício muito positivo.
Os novos voluntários que participaram neste treino puderam constatar que mesmo com pouco material disponível é possível executar algumas técnicas que permitem um socorro eficaz e seguro.





Posted by Picasa

Etiquetas:

21 Novembro 2008

Exercício PROCIV IV

Decorre entre os dias 21 e 23 de Novembro um exercício organizado pela ANPC. 

ocorrências em tempo real:
http://prociv-iv.blogspot.com

fotos em:

videos:

RTP
RTP
RTP
RTP


noticia no jornal público:
Chama-se "Prociv IV/2008" e é um exercício para o qual vão estar mobilizados 2750 elementos operacionais e 1798 figurantes, dos quais 234 vão simular que estão mortos, 795 feridos e 769 desalojados. A referência para este simulacro é o sismo de 1909 em Benavente, que registou uma magnitude de 6,6/6,7.

O abalo vai ser “sentido” em várias localidades como Alenquer, Samora Correia, Porto Brandão, Vila Franca de Xira, Benavente, Seixal, Porto Alto, centro histórico de Almada, Sintra e Barreiro.

Em Lisboa vai ser necessária a evacuação do Centro Comercial Colombo, no sábado de manhã. Ainda na capital, vários edifícios na zona oriental ribeirinha serão destruídos na sexta-feira e, em Alfama, um incêndio num posto de combustível no sábado vai obrigar ao accionamento de brigadas de protecção civil locais. No domingo, está ainda previsto o descarrilamento de uma composição do metro entre Telheiras e Campo Grande.

O exercício, que será realizado ao longo dos três dias em simultâneo, vai levar também ao condicionamento do trânsito nos locais onde decorrerá, além de se verificar o movimento de colunas e grupos de veículos de socorro nas principais auto-estradas e vias de acesso às zonas do cenário.

Na apresentação do exercício "Prociv IV/2008", o comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Gil Martins, explicou que no terreno vão ser avaliadas valências específicas, nomeadamente busca e salvamento, emergência médica, apoio social e logístico, avaliação de estruturas, ligação aos órgãos de comunicação social, matérias perigosas e incêndios urbanos e industriais.

Segundo Gil Martins, esta será a primeira vez que a Protecção Civil testa as suas capacidades nacionais num cenário de risco sísmico. Além do treino, o simulacro de sismo tem igualmente como principal objectivo a validação dos pressupostos operacionais contidos no Plano Especial de Emergência de Risco Sísmico para a Área Metropolitana de Lisboa e Concelhos Limítrofes.

Gil Martins adiantou que o plano, que vai sofrer a terceira actualização após o exercício, deverá ser aprovado em Conselho de Ministros até ao final do primeiro semestre de 2009. Este terá que estar aprovado quando se realizar um exercício internacional em Portugal em Maio de 2009, adiantou.

No exercício vão estar também envolvidas 68 entidades, desde Bombeiros, PSP, GNR, Forças Armadas, Aviação Civil, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Polícia Judiciária, autarquias locais e Ministério Público.

A acompanhar o simulacro estarão também observadores originários das entidades envolvidas.


17 Novembro 2008

Workshop de Resgate


No âmbito das Jornadas de Canyoning os elementos da Equipa de Socorro em Grande Angulo participaram num workshop de resgate onde puderam aprender e treinar várias manobras.
Inicia-se assim uma relação de intercâmbio de formação técnica e com a Escola Nacional de Montanhismo / Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.





Posted by Picasa

Etiquetas:

05 Novembro 2008

Equipa de Comunicações - mais radioamadores


Seguindo o plano de formação da Equipa de Comunicações, foram hoje a exame mais três voluntários, tendo ficado aprovados no exame de rádioamador categoria C.

Ficam desta forma 6 dos 8 elementos da equipa credenciados para operar estações de radioamador, trazendo uma mais valia no que diz respeito a comunicações de emergência.

Etiquetas:

04 Novembro 2008

II Jornadas Técnicas de Canyoning




A convite da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, a Equipa de Socorro em Grande Ângulo participa nas II Jornadas Técnicas de Canyoning com um workshop de Suporte Básico de Vida e uma apresentação sobre acidentes em canyoning e prevenção.

Os seis elementos da equipa também participarão nas diversas actividades, nomeadamente formação em técnicas avançadas de canyoning e simulacro de resgate.
Uma ambulância de socorro estará de prevenção durante todo o evento.

mais informações em www.fcmportugal.pt 

Etiquetas: