31 Janeiro 2008

Equipas da CVP Porto no acidente da VCI

Duas equipas de emergência pré-hospitalar da CVP Porto estiveram ontem envolvidas nas operações de socorro ás vitimas do grave acidente de viação na VCI.
As duas tripulações ocorreram ao local do acidente e trabalharam em conjunto com os restantes intervenientes (INEM, BSB, PSP) na assistência aos feridos.
O incidente obteve uma ampla cobertura mediática de onde foi retirado o excerto do vídeo publicado neste post.
video

27 Janeiro 2008

Breves da CVP Porto


Breves

Mais um voluntário da CVP Porto concluiu com sucesso o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS), reforçando desta forma o quadro de TAS da nossa Unidade que atinge o fantástico número de 22 elementos.
Com o reforço constante deste quadro a CVP Porto garante cada vez mais piquetes de emergência com este tipo de socorristas especializados.


Encontra-se em fase de formação de campo a primeira turma do curso de resgate e salvamento em grande ângulo ministrado pela US Porto.
Em breve a CVP Porto irá ver a sua equipa de resgate reforçada com novos elementos aumentando assim a sua capacidade operacional


Terminou recentemente o primeiro curso de recertificação TAT da US Porto em 2008.
Desta forma mais 7 socorristas passam a estar devidamente credenciados para o exercício das suas funções de tripulante de ambulancia.

22 Janeiro 2008

Semear para colher


A Cruz Vermelha Delegação do Porto é hoje uma instituição totalmente direccionada para os seus utentes e é nesse sentido que a aposta na qualidade do serviço prestado é neste momento uma das maiores preocupações. Assim sendo, a CVP Porto atingiu um patamar de qualidade reconhecido publicamente pelas mais diversas instituições e entidades privadas. A aposta na qualidade trouxe e continuará a trazer mais solicitações à CVP Porto o que necessariamente acarreta novos desafios. São essas novas etapas na vida da CVP Porto que encaminham a motivação de todos os voluntários a fazer mais e fazer ainda melhor no dia-a-dia da mais nobre das causas, ajudar os outros!
É nesse sentido que actualmente a CVP Porto procura novos voluntários para engrossar as fileiras e assim poder proporcionar um crescimento sustentado e capaz de manter o patamar de qualidade bem acima da média.
Presentemente os cerca de 100 voluntários da nossa casa são escassos para os desafios que se adivinham, planeamos até ao final do corrente ano duplicar o número elevando a CVP Porto para a maior instituição humanitária voluntária da cidade.
No futuro próximo a CVP Porto será certamente noticia pelos projectos inovadores em curso (que serão anunciados em breve) e pelo papel cada vez mais importante no panorama da emergência pré-hospitalar, emergência social, assistência a carenciados e desprotegidos bem como na criação de espaços de cuidados de saúde.
No que diz respeito ao transporte de doentes, a CVP Porto obtêm hoje os lucros da aposta na qualidade, passando em cerca de um ano a quase quadruplicar os números de movimentos de viaturas e de doentes transportados em todas as áreas. Actualmente a CVP Porto coloca diariamente na rua a totalidade da sua frota de ambulâncias e viaturas de transporte de doentes ao serviço de utentes, doentes e feridos, caminhando a passos largos, numa trajectória de crescimento, que certamente colocará a CVP Porto no nível de onde nunca deveria ter saído.

Diariamente a CVP Porto tem ao seu dispor:
3 Viaturas de transporte de doentes
2 Ambulâncias para transportes clínicos
1 Ambulância para transportes de longo curso
1 Ambulância para serviços particulares
1 Ambulância para prevenções médicas
1 Ambulância para emergência médica
2 Viaturas de apoio domiciliário e comunitário
2 Viaturas para distribuição de alimentação
1 Viatura de Enfermagem Domiciliaria

Espaço Saúde, 1º ano de vida




O Espaço Saúde celebrou o seu primeiro ano de vida na passada terça-feira. Foi num verdadeiro clima de festa que os voluntários e funcionários da CVP Porto festejaram o aniversário do Espaço Saúde.
Em apenas um ano o Espaço Saúde cresceu dando a CVP Porto a visibilidade e reconhecimento numa área totalmente desaproveitada até a bem pouco tempo.
Actualmente o espaço saúde é um local aprazível, jovem, moderno e dotado dos equipamentos técnicos capazes de o transformar numa verdadeira policlínica.
Hoje trabalham no espaço saúde dezenas de profissionais de varias áreas da saúde, todos eles voluntários da CVP Porto, que formam uma equipa coesa e multidisciplinar com o único objectivo de proporcionar aos utentes da CVP mais e melhor saúde.
O Espaço Saúde será sempre um projecto de inovações e para isso encontram-se em desenvolvimento diversas ideias de forma a trazer para a CVP Porto novas áreas de trabalho na área da saúde aproximando assim a CVP ao seu, cada vez maior numero, de utentes.

Actualmente o Espaço Saúde tem ao seu dispor:

Enfermagem (Posto de Enfermagem ou Enfermagem ao domicilio)
Psicologia Clínica
Medicina

Em breve:

Fisiatria
E muito mais…

21 Janeiro 2008

Lazer & Desporto


Para quem ainda não sabe, não é de mais alertar que se encontram abertas as inscrições para o jogo de futebol/convívio a realizar já no próximo dia 26 de Janeiro (sábado), pelas 23h, no MyIndoor – Maia.

Os interessados devem fazer inscrição na delegação da CVP Porto ou pelo mail lazerdesporto@cvporto.org


  • Ponto de encontro: CVP Porto às 22h

Aparece!!!


Lazer & Desporto


Avisam-se todos os Voluntários que se encontram abertas as inscrições para o V Passeio BTT CVP Frazão e Paços de Ferreira, a realizar no próximo dia 26 de Janeiro (sábado). Os interessados devem fazer inscrição na delegação da CVP Porto ou pelo mail lazerdesporto@cvporto.org

Mais informações: http://www.cvpfrazao.co.nr/

Ponto de encontro: CVP Porto às 11h00


20 Janeiro 2008

Treino físico

Instituído desde a formação das recrutas, o treino físico passou a fazer parte do dia-a-dia da CVP Porto, três vezes por semana os voluntários interessados realizam exercício físico supervisionado.
Exercitando o corpo, os cerca de 30 voluntários por sessão, preparam-se para as adversidades normais da vida de um socorrista, fomentando assim um estilo de vida saudável que em muito contribui para um ambiente fraterno no ceio da US Porto.
video

Dezembro de muito trabalho


O crescimento da CVP Porto mantém-se a um nível notável, desta feita destaca-se o assinalável crescimento de 110% no número de transportes de companhias de seguro.
A CVP Porto continua, à vários meses, numa trajectória de crescimento a todos os níveis, o mês de Dezembro foi prova disso com os numerosos serviços de transporte de longo curso requisitado por companhias de seguro. Os múltiplos serviços diários registados no último mês do ano mobilizaram dezenas de voluntários e levaram a CVP Porto aos quatro cantos de Portugal, sem nunca comprometer os piquetes de emergência que continuam a registar números de saída CODU assinaláveis.
Os números do corrente mês prometem mais umas agradáveis surpresas nos números de movimentos de viaturas, uma vez que, ainda a dez dias do final do mês se regista um aumento significativo em todas áreas do transporte de doentes.

10 Janeiro 2008

Lazer & Desporto

Foi no dia 30 de Dezembro de 2007 que, após o apoio à corrida de São Silvestre, a equipa de voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação do Porto aceitou o primeiro convite da recém formada Lazer & Desporto para um jantar de convívio no fim do evento supra citado. Este jantar teve lugar no restaurante “Migalhas 2”, com a presença de 24 voluntários, onde reinou a boa disposição.


Como vocês sabem, a Lazer & Desporto nunca pára, e como tal a realização de novos momentos de convívio serão para breve.

Contamos contigo!!!




09 Janeiro 2008

Formação Contínua

A formação contínua obrigatória da Equipa de Emergência iniciou-se este mês, de segunda a sexta, das 20h às 22h.

Os temas a abordar durante o mês de Janeiro serão:
- exame à vítima
- transmissão de dados
- suporte básico

A formação é dirigida aos voluntários do piquete, podendo qualquer voluntário pedir no inicio do turno autorização ao formador para participar.

Haverão momentos de avaliação.

A formação será assegurada por 11 formadores voluntários, sendo uns formadores de TAT, outros formadores de TAS, e 2 enfermeiros com formação em emergência.

Pede-se a todos os voluntários que aproveitem ao máximo esta oportunidade e que colaborem enviando sugestões para os temas a aboradar nas formações dos próximos meses.

03 Janeiro 2008

Breves da CVP Porto


A noite de passagem de ano foi de muito trabalho para os voluntários da CVP Porto. Cerca de uma dezena de socorristas integraram o dispositivo do piquete de emergência na noite de ano novo que se viria a revelar muito trabalhosa, tendo sido dez as saídas a que o piquete de emergência deu resposta.


A corrida de São Silvestre do Porto voltou a ter a participação da CVP Porto.
Como habitual a CVP Porto planeou e pôs em pratica o seu plano de prevenção a um evento desportivo que trouxe para as ruas da cidade milhares de pessoas.
A CVP Porto colocou no terreno mais de 30 elementos entre médicos, enfermeiros e socorristas bem como diversas viaturas e postos médicos colocados no percurso.


A CVP Porto prepara já a entrada de novos voluntários nas suas fileiras, estando previsto a realização de três cursos de formação que acontecerá no decorrer de 2008 o que deverá trazer cerca de 90 novos elementos para a Unidade de Socorro do Porto.
De realçar que nenhuma destas formações interferirá com as formações continuas e recertificações já agendadas.


A CVP Porto prepara uma campanha de recolha de tampinhas de garrafas de água com o objectivo de dar o seu contributo para a recolha selectiva de materiais para reciclagem e com isso poder vir a adquirir algum equipamento de saúde.

01 Janeiro 2008

Novidades


O ano termina com a promessa de mais trabalho para a CVP Porto e esse mesmo trabalho começa já em Janeiro com a apresentação de três novas equipas de trabalho; equipa de formação, secção de equipamentos e secção recreativa.
Estas três novas equipas multidisciplinares, passarão a ter responsabilidades directas no funcionamento diário da US Porto, rentabilizando os recursos existentes no seio da CVP Porto bem como a dinamização e a fomentação das relações socio-culturais de todos.

Equipa de Formação: Tem como objectivo formar, treinar e exercitar técnicas, procedimentos e protocolos de actuação nas mais diversas áreas de actuação da US Porto. Irá também elaborar um calendário formativo dividido por diversos patamares onde se inclui a formação continua obrigatória, recertificações, workshops, treinos diários para os piquetes, simulações e formações externas.
Esta equipa divide-se em diversos grupos de trabalho vocacionados para cada temática.

Secção de Equipamentos: Esta equipa tem como objectivo organizar e agilizar todo o processo de aquisição, reposição e gestão de stock’s de material logístico, sanitário e equipamentos técnicos de toda a ordem. Passa também a ser responsável pelos diferentes tipos de fardamento (fardamento de trabalho, cerimonia, treino e protecção individual).
Encontra-se dividida em pequenas equipas de trabalho dirigidos para cada área específica.

Secção Recreativa: Tem como objectivo a promoção de um ambiente de promoção de um estilo de vida saudável bem como o fortalecimento das relações inter-pessoais no seio da CVP Porto.

Com a apresentação destas novas equipas dá-se inicio a mais uma fase de reestruturação de áreas fulcrais na CVP Porto, o trabalho feito até aqui permite agora uma aposta clara em processos inovadores e projectos verdadeiramente reformadores para uma Unidade que se quer moderna, dinâmica e capaz de enfrentar todos os desafios do presente mas acima de tudo os desafios que o futuro nos reserva.