27 Novembro 2007

Crescer todos os dias


No mês de Outubro a CVP Porto efectuou cerca de 800 movimentos de viaturas em transporte de doentes, emergências e transportes de longo curso e prevenções em eventos.
O notável número de 778 movimentações de viaturas só na área do serviço de ambulâncias corresponde a um número bem maior de doentes transportados o que consagra o admirável crescimento no transporte de doentes, conseguido nos últimos meses. Estes números reflectem também o aumento da disponibilidade e da oferta de qualidade que hoje pauta os serviços prestados.
O crescimento em todas as áreas (transportes clínicos, sócios, particulares, CODU, transportes de longo curso, companhias de seguros e prevenções) prova que estamos em franca expansão e no rumo correcto, porém não pretendemos descansar porque temos hoje uma CVP com maior potencial e capaz de fazer muito mais.
Parabéns ás dezenas de pessoas que colaboram connosco e que constroem todos os dias uma CVP melhor.

26 Novembro 2007

Rumo ao Futuro (dois novos cursos)



À luz da nova organização do socorro na CVP, a US Porto deu já inicio ao processo de formação dos seus voluntários nas equipas de socorro e salvamento em meio aquático bem como a Equipa de Salvamento em Grande Ângulo.
A receptividade destas equipas no ceio dos voluntários superou as melhores expectativas, uma vez que, foram apresentadas dezenas de candidaturas aos lugares destas equipas.
Terminada a fase de recrutamento, dá-se agora inicio à avaliação e selecção dos candidatos para posteriormente se dar inicio à fase de formação repartida por vários módulos específicos.
A CVP Porto aposta claramente na formação dos seus voluntários e profissionais, criando para isso condições para novas formações, cursos, treinos e recertificações. Estamos certos que o rumo a seguir é o rumo do conhecimento para que estejamos melhor preparados para os desafios que se adivinham. Nesse sentido a modernização da actuação da CVP Porto está em marcha com novas e inovadoras equipas e o reforço da capacidade de resposta das existentes.


Em breve serão apresentados os projectos para a constituição de novas equipas de socorro (para além das já anunciadas), mais modernas, mais capazes, mais próximas de quem realmente precisa.

12 Novembro 2007

US Porto no incendio da Petrogal



A CVP Porto participou hoje nas operações de socorro na refinaria de Leça da Palmeira após o incêndio seguido de múltiplas explosões.
Pouco passava das 10:30 da manha quando o alerta interno (laranja) foi accionado pela coordenação da US porto, de imediato foram enviadas para o local 3 viaturas e 7 homens que intervieram nas operações de socorro.
Nos momentos que se seguiram, responderam prontamente ao alerta cerca de 20 voluntários, organizando rapidamente o apoio logístico ás equipas de socorristas, assim como, a reserva estratégica de ambulâncias.
Já no local a gravidade do incidente não justificava o continuar do accionamento de meios da CVP para a ocorrência o que levou ao atenuar do nível de alerta, tendo sido mantido na US Porto uma reserva de meios técnicos e humanos em estado de prontidão.
De salientar que, desde o primeiro minuto, no teatro de operações, os meios da CVP estiveram em estreita e saudável colaboração com o INEM, organizados num verdadeiro trabalho de equipa.
Com o avançar das horas no teatro de operações ouve necessidade de accionar os meios de apoio logístico que prontamente responderam, trazendo a todos os intervenientes do dispositivo de emergência médica alimentação e bebidas.

A situação de excepção hoje vivida em Leça da Palmeira pôs a prova a capacidade de resposta da CVP Porto em cenários de crise, a sua excepcional resposta, a prontidão dos meios assim como a organização das diferentes equipas da US Porto provam que as novas directivas internas funcionam em pleno dando provas, no terreno, da sua eficácia.

11 Novembro 2007

Momento Histórico


A US Porto atingiu o notável número de 300 ordens de transporte num só ano.

Num ano de trabalho sem igual foram muitos os momentos inesquecíveis de serviço em que as dezenas de voluntários desta casa dignificaram como nunca os princípios da nossa instituição.
Quis o destino que a ordem de transporte número 300 fosse o acampamento de duas recrutas, prova inequívoca que o voluntariado está vivo e pronto a servir.
O ano de 2007 marcará para sempre a história da CVP Porto, não será só recordado pelo ano de muito trabalho que foi, mas será para sempre recordado como o ano da mudança!
Estamos certos que daqui em diante muitos mais anos virão com centenas de prevenções, apoios, socorros e acima de tudo UNIDADE.

Que venham eles…


Como habitualmente as duas recrutas de 2007 da US Porto juntam-se aos sábados para receberem treino físico.
O passado sábado não foi excepção e uma vez mais as dezenas de candidatos a socorristas da CVP suaram a camisola num saudável ambiente de convívio de reforço dos laços de amizade.

Neste sábado foi também exercitado a fórmula de juramento de compromisso uma vez que o mesmo já se encontra próximo (Dezembro).

08 Novembro 2007


Os profissionais da CVP Porto participaram hoje nas acções de socorro ás vítimas de um acidente de viação que envolveu um autocarro e um ligeiro na Avenida da Boavista.
O cenário multi-vítimas obrigou ao accionar de diversas ambulâncias para o local entre as quais meios da CVP Porto que prontamente compareceram no local assistindo vitimas de trauma e efectuando o respectivo transporte ao hospital.

07 Novembro 2007


RESGATE URBANO








ESCALADA



Equipa de socorro e salvamento


Constituída por 10 elementos devidamente credenciados, esta equipa encontra-se dotada de material próprio para resgate usando técnicas de grande ângulo.
Já com provas dadas em diferentes situações, esta equipa mantêm a sua operacionalidade graças aos treinos frequentes em todo tipo de ambiente.

RESGATE NO SUB-SOLO


RAPPEL

Video CVP Porto

http://www.youtube.com/watch?v=xHgGM-B9ZpA

05 Novembro 2007

CVP Porto, sinónimo de qualidade


A deposição de confiança de várias companhias de Seguros internacionais na prestação de serviço da CVP Porto tem sido firmada com o cada vez maior número de transportes de alto risco.
O aumento exponencial deste tipo de serviço é o reflexo do muito trabalho em formação, reequipamento e disponibilidade de equipas altamente qualificadas para transportar, assistir e evacuar vitimas para qualquer parte do mundo.

De salientar que nas evacuações aero-médicas e terrestres, quer por equipas exclusivamente da CVP Porto ou partilhadas, os nossos voluntários já estiveram nos seguintes países: Espanha, França, Andorra, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Suiça e Angola.

04 Novembro 2007

Voluntários por Vocação, Profissionais na Acção


2007 é definitivamente o ano da aposta no voluntariado. Em breve terminará o segundo Curso de Formação Base do corrente ano, dotando assim a CVP Porto com mais 30 socorristas aptos para os novos desafios que se avizinham.
Neste ano, verdadeiramente enriquecedor, do ponto de vista do voluntariado a CVP Porto engrossou as suas fileiras com cerca de 60 voluntários oriundos das duas recrutas existentes assim como cerca de 25 profissionais de saúde que se alistaram para ceder a CVP o seu conhecimento e tempo livre.
A CVP Porto tem hoje um grupo de pessoas disponíveis para o serviço com conhecimentos técnicos amplamente alargados na área da saúde, bem preparado e acima de tudo com vontade de servir quem de nós precisa

Dedicação, muito Trabalho e... Mérito


A CVP Porto tem em 2007 o seu melhor ano em número de saídas de emergências pré-hospitalar (CODU) ultrapassando, a dois meses do fim do ano, em mais de cem saídas o ano transacto. Naturalmente é o reflexo da aposta na formação dos seus elementos, na qualidade do serviço prestado e do equipamento disponível.

APOSTA GANHA!

Actualmente a CVP PORTO ocupa o segundo lugar dos meios não INEM em número de saídas, consolidando o seu Posto de Reserva INEM, facto a salientar numa cidade com 12 ambulâncias INEM e 3 corporações de Bombeiros.

03 Novembro 2007

A Cruz Vermelha do Porto hoje


A Cruz Vermelha do Porto é hoje uma equipa jovem e dinâmica, pluridisciplinar e altamente credenciada para a realização de todo tipo de acções de emergência médica assim como prevenções a eventos.
Com um enorme orgulho no seu passado, as equipas de socorro consolidam o seu presente com os olhos postos nos seus inovadores projectos para um futuro cada vez mais próximo de quem realmente necessita de nós.

Meios:

Parque automóvel

4 Ambulâncias de socorro (uma delas medicalizável com equipamento próprio)
3 Ambulâncias de transporte
3 Ambulâncias de transporte de doentes (A1)
3 Viaturas de transporte de pessoal e apoio
1 Viatura de transporte de pessoal todo-o-terreno
1 Viatura de apoio múltiplo
1 Viatura de apoio e suporte logístico
1 Motociclo de emergência
1 Atrelado sanitário


Recursos Humanos

87 Voluntários activos

Dos quais:

4 Médicos
29 Enfermeiros
16 Técnicos de emergência medica
2 Tripulantes de ambulância de socorro
5 Psicólogos
10 Especialistas em Resgate Urbano e Montanha
4 Mergulhadores
2 Condutores de embarcações de socorro


Capacidades Técnicas

Capacidade para instalação de um Posto Medico até 30 vitimas (20 ligeiros, 8 intermédios e 2 graves “SAV”)

Capacidade para instalação de 4 Postos de Socorro

Capacidade de alojamento para 100 pessoas fornecendo autonomamente alimentos (3 refeições diárias), agasalhos, roupa, apoio médico e psicossocial

Capacidade para resgate em todos os cenários de catástrofe (equipamento próprio para resgate urbano, montanha, subsolo e meio aquático)